LFBR

[Sugestão]Passivas

1/11/2019, 03:08
Olá rapazes, como conversei com a galera do discord, devido a um certo desagrado pelas atuais passivas e já que faz parte do meu curso mesmo, achei que seria legal eu aproveitar pra unir o útil ao agradável. Pra quem não sabe sou programador junior fazendo curso de design de jogos  com foco em gameplay design, usarei esta avaliação das passivas deste forum como uma atividade que preciso para a faculdade então explorarei bastante termos mais avançados, então fiquem à vontade para pular minha falácia no texto.

Bem, quando falamos de um jogo, sempre seguimos a ideia do F&F (fun and fair) que é o conceito de diversão e justiça, o que isso prega é que todas as opções de jogo devem ser divertidas ao player e justas, ou seja, de igual ou equivalente poder. Quando buscamos essa visão nas passivas do fórum, notamos que não estão tão bem calibradas para esses lados, façamos uma breve ánalise.


Resumo de passivas de classe:

Guerreiro: recuperação de hp em metade dos turnos quando fora de dungeon e fora de combate

Mago:recuperação de mana em metade turnos quando fora de dungeon e fora de combate

Curandeiro: escudo mágico em área quando a mana cai pela metade

Assassino: dano extra após ataques consecutivos


Olhando essas passivas podemos ver que a de assassino ajuda a ideia do alto dano e do incentivo em estar no ataque, o que é divertido de se ter, o bônus ocorre a cada 4 acertos, o que garante dano extra a cada no máximo dois turnos, o que é justo para uma passiva.

A de curandeiro incentiva usar bastante mana e o gameplay de proteger as pessoas, inclusive com a passiva sendo em área, a ideia de jogar com o time se torna bem visível e isto diverte, porém é um escudo bem forte, logo ele ativa uma vez só, que é quando a mana decai a 50%, isso é justo.

Agora vejamos magos e guerreiros, eles recuperam mana e vida respectivamente quando fora de dungeon e combate. Qual gameplay ou aspecto de classe está sendo incentivado? Nenhum, na realidade a única situação que a passiva seria usada, seria em situações em que ela é desnecessária, sem incentivos ou usos isso a torna uma passiva chata, assim como a inexistência de uma vantagem em batalha como as outras duas classes possuem tornam essa passiva injusta.

Numa tentativa de trazer a diversão e justiça a essas passivas de classe, fiz um breve estudo de caso e cheguei a duas sugestões de passivas.

A primeira seria de guerreiros, que ficaria assim:

Classe: Guerreiro.
Nome: Foco em combate
Rank: E
Descrição: O guerreiro presta mais atenção a defesa enquanto longe do inimigo
Condição: A passiva desliga quando se ataca ou se chega à menos de 5 metros do alvo.
Bônus: +10% Agilidade


Esta passiva incentiva a ideia do guerreiro que briga de perto, enquanto de longe ele é mais díficil de acertar devido ao buff de agilidade que seria tido como algo como um escudo levantado ou um acrobata prestando atenção aos arredores. Afinal se o guerreiro não está no alcance de seus ataques, ele está completamente focado em sua defesa, esse incentivo e mecânica torna a passiva divertida, assim como o fato da passiva se desligar no caso de ataques ou proximidade, torna impossível se abusar dela, já que ao chegar perto você a perde para poder combater justamente e se tentar se manter de longe com ataques à distancia, tipo algo como um guerreiro arqueiro, suas tentativas de ataque desligariam a passiva, isso torna a mesma justa.


Já a passiva de magos foi mais complexa de se pensar, mas consegui chegar a uma ideia legal:

Classe: Mago
Nome: Poder irrefreável
Rank: E
Descrição: Quando o mago está fora de combate e utiliza sua primeira habilidade de dano, ele sobrecarrega essa primeira magia com poder e esse poder extra se espalha ao seu redor, criando uma área circular fixa no chão onde o poder mágico do mago se torna mais forte
Condição: A área que o bônus é aplicada no mago é de 5 metros de raio. A passiva se desliga ao sair dessa área e só pode voltar a ligar, após o mago sair de combate.
Bônus: +10% Inteligência


Essa passiva incentiva o mago que é uma classe de dano absurdo a ficar restrito em sua pequena área inicial para ter seu buff de dano, então o player tem como objetivo fazer dali uma ilha para ter seu dano aumentado, uma mecânica que é legal de jogar com e contra, ou seja, divertida, assim como se o oponente é forte o suficiente para forçar o mago a ter que ficar correndo e se movimentando, o mago rapidamente perde seu buff, o que torna a passiva justa, já que o mago tem dano extra enquanto estiver protegido pelo time para focar em usar magias, uma vez que ele é atacado de forma a ter que sair da sua área inicial, ele perde esse buff.


Adicionalmente as passivas base de classe, temos algumas passivas de sub classe que não fazem muito sentido. Sendo uma dessas a seguinte:

Subclasse: Druida.
Nome: Flora.
Rank: E
Descrição: Os druidas são seres que possuem uma ligação extraordinária com a flora e, são os únicos, obtém o poder da natureza a seu favor. Após perder sua mana, o Druida emana a sua volta um campo de flora que prejudica parte das ações dos inimigos.
Condição: Exigirá que seu MP esteja a baixo de 50% e enquanto o campo permanecer sem ter sido destruído, permanecerá ativo ou no máximo 1 turno.
Bônus: -10% em Sentidos para os inimigos dentro da flora.


Basicamente a passiva do druida é que ele quando gasta metade sua mana, ele cria plantas ao seu redor que dificultam a visão dos inimigos, bem, como me foi dito pelo próprio Blindão e algo que após ver o lado dele eu entendo, compreendo e concordo, é que druida é uma classe feita de buffs em si mesmo, não de debuffar o inimigo, assim como criar uma moita não é algo muito divertido de se fazer ou até mesmo justo numa luta, já que muitas vezes mais vai te atrapalhar narrativamente do que ajudar, já que você está na moita também.

Sendo assim também repensei a passiva dos druidas em uma sugestão:

Subclasse: Druida.
Nome: Evolução gloriosa
Rank: E
Descrição: Enquanto em meio a combate, quando muito ferido, o druida melhora seu corpo internamente, para ficar ainda melhor naquilo que ele já é excelente, para tentar virar o jogo.
Condição: Exigirá que seu HP esteja abaixo de 50%
Bônus: +10% no seu atributo com mais pontos


Druidas são uma classe muito vasta dentre os magos, um druida pode focar em tankar, bater com força, usar magias com inteligência e até mesmo ter alta agilidade ou sentidos para ficar castando coisas que atrapalham inimigos ou ficar protegendo aliados, nada mais justo e divertido a uma classe tão variável, do que a passiva ser tão variável quanto, sendo assim não importa sua build, quando começar a apanhar numa luta, você vai melhorar aquilo que já é seu melhor, em busca de virar a situação, isso é divertido, incentiva a diversidade da classe e ao mesmo tempo não causa um impacto tão absurdo numa luta, já que se o inimigo está vencendo você com aquele status maximizado, você vai no máximo gerar uma igualdade, afinal de contas raramente você vai ativar numa luta com vantagem, o que nos deixa com algo divertido e justo.


Também temos a passiva de elementalista, ela permite a escolha de um elemento básico para ser usada, esse é o único erro dela, um elementalista deveria poder escolher qualquer elemento para ser sua passiva, senão um elementalista que  usa elementos não básicos perde a passiva, sem ganhar nada em troca.

Outra passiva que precisava de um leve reajuste é a de atirador, sua passiva da a eles um buff no post que matam algo, que é para dar a ideia do “snowball” onde você mata algo e isso lhe da força para matar mais e isso lhe fortalece ainda mais.

É uma passiva que no papel é divertida e justa, mas creio que ela é mal executada. Se você mata algo num turno, isso significa que você não está com dificuldades em acertar o inimigo, então um buff de sentidos não é a carta na manga que faz a grande diferença, um buff de dano seria bem mais útil e faria bem mais sentido a sub classe de assassino, um buff em dano facilitarIa matar mais alvos, adicionalmente a isso o buff deveria durar dois turnos, sendo assim o que vc matou e mais um, para que se possa fazer mais justiça do buff para snowball. Afinal de contas, muitas vezes você vai levar todo um post para matar algo e como o buff acaba no fim do turno, você não usará ele.


Deep
Deep
Créditos : 0
G$ 5,300

MENSAGENS

Æther

DINHEIRO
Narrador


_________________
[Sugestão]Passivas M7ELFaF
1/11/2019, 08:19
puxando a sardinha para meu lado, eu sou invocador e não vejo como essa nova passiva ajudaria um invocador. isso faria um passiva inútil que é de recuperar mana fora de combate e fora da DG(não sei por que simplesmente não posso limpar uma area na DG e descansar lá já que até minerar os cara minera dentro da DG)

dificilmente um invocador vai fazer uma magia que ele ataque por ele mesmo então como isso seria útil para invocador?
dragonmbr
dragonmbr
Créditos : 0
G$ 1,000

MENSAGENS

Æther

DINHEIRO
Rank B


_________________
1/11/2019, 10:34
Ja expliquei no discord como invocador é a classe q mais usaria bem essa passiva
Deep
Deep
Créditos : 0
G$ 5,300

MENSAGENS

Æther

DINHEIRO
Narrador


_________________
[Sugestão]Passivas M7ELFaF
1/11/2019, 13:57
O novo pack que estavamos montando, será feito tais modificaçoes. Druida tera uma mudança tanto nas passivas como na subclasse. As passivas do guerreiro e mago foi mudado exatamente levando em conta isso, antes mesmo dessa sugestao ja estavamos ciente hehehe. Mas agradeço a opiniao, isso enfatiza nossa ideia de que poderia estar melhor sim.
Blindão
Blindão
Créditos : 0
G$ 1,000
Localização : Los Angeles, Eua

MENSAGENS

Æther

DINHEIRO
Rank E


_________________
[Sugestão]Passivas Va93oAq
1/11/2019, 14:23
Carai... tao rapido hein tio?
Deep
Deep
Créditos : 0
G$ 5,300

MENSAGENS

Æther

DINHEIRO
Narrador


_________________
[Sugestão]Passivas M7ELFaF

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Layout desenvolvido por Roevs, Remenuf e Mizzu
SOLO LEVELING RPG (2018 - 2020)